Mais de 50 pessoas foram atendidas por conta de explosão de bomba no São João
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou , 99 pessoas que precisaram ser encaminhadas para unidades hospitalares estaduais do dia 19 de junho até as 8h desta quinta-feira (25). Do total, 27 foram por conta de queimaduras com fogos ou fogueiras, 58 por conta de explosão de bomba e outras 14 queimaduras por conta de guerra de espadas.
Em 2025, do dia 18 de junho até o dia 25 de junho, foram registradas 72 ocorrências relacionadas aos festejos juninos.
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, – referência no atendimento a vítimas de queimaduras e com um Centro de Tratamento de Queimados com destaque nacional – foi a unidade que recebeu o maior volume de atendimentos, ao todo 58 pessoas deram entrada. Também referência no tratamento de queimados, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus recebeu 16 pacientes.
Os demais atendimentos foram registrados no Hospital Geral de Vitória da Conquista (7), Hospital Regional Dr Mário Sobrinho (2), em Irecê, Hospital Regional de Juazeiro (2), Hospital Regional de Paulo Afonso (2), Hospital Geral Prado Valadares (8), em Jequié, Hospital Geral Clériston Andrade (2), em Feira de Santana, Hospital Geral Santa Tereza (1), em Ribeira do Pombal, e Hospital Estadual de Jaguaquara (1).
Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a preparação prévia garantiu que a assistência pudesse ser ofertada de maneira adequada. “O planejamento e o reforço das equipes fizeram com que as unidades hospitalares conseguissem dar conta da demanda durante o São João”, afirma.
Prevenção de ISTs
A Sesab também ampliou as ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o São João. Os postos de testagem montados pela Sesab realizaram 58.834 testes para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Dos testes realizados, 652 tiveram resultado positivo, sendo 30 reagentes para HIV, 16 para hepatite B, 18 para hepatite C e 588 para sífilis. Ao todo 193 pessoas optaram por iniciar o tratamento da sífilis nos próprios postos de testagem.
Foram 16 postos de testagem montados pela Sesab, nos municípios Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha.
Em Itabuna, os atendimentos irão do dia 25 ao dia 28, no Itapedro. Em Eunápolis o serviço será disponibilizado de 1º a 4 de julho durante o Pedrão 2026.
A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria da Saúde do Estado, Eleuzina Falcão, destaca que é importante pontuar que esta não é uma ação isolada. “Este trabalho faz parte do conjunto das Diretrizes para a Eliminação da Aids e Transmissão do HIV como problema de saúde pública, assim como a sífilis e hepatites B e C dentro do Programa Brasil Saudável”, afirma.

Nenhum comentário