Professoras e estudante da rede estadual da Bahia acertam tema da redação do Enem 2025; professora de escola da cidade de Nazaré também acertou
Estudantes de todo o Brasil participaram, no domingo (9), do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tema “Perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira” surpreendeu muitos candidatos, mas sou familiar para três professores e um estudante da rede estadual da Bahia.
Eles já tinham abordado o tema em aulas, atividades e vídeos e acabaram chamando a atenção para “acertarem” a proposta da prova.
No Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado no município de Nazaré, no Recôncavo Baiano, as professoras Maria da Conceição Silva e Márcia Jesus de Almeida trabalharam no tema
"A desvalorização do papel do idoso na sociedade" com os estudantes, durante as aulas de redação. Os exercícios, que incluíram textos de apoio cuidadosamente selecionados abordando políticas públicas, estereótipos e desafios enfrentados pela população idosa, serviram de embasamento para a realização da redação de muitos estudantes da escola.
"Havia outros temas em alta, como autismo ou uso excessivo de telas, mas escolhemos este porque é urgente discutir a valorização do idoso. Queríamos que os alunos refletissem sobre respeito, convivência entre gerações e o próprio futuro", explicou Maria da Conceição. Segundo a professora, isso feito é motivo de orgulho para a comunidade escolar e reflete o comprometimento da instituição.
Uma das docentes responsáveis por trazer o tema para a discussão da professora Cristiane Tosta, formadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), vinculada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Em 16 de outubro, durante o Programa Resenha Terceirão, exibido no canal da SEC no YouTube, Cristiane sugeriu que o envelhecimento poderia aparecer como tema da redação, dentro de uma análise sobre os eixos sociais mais debatidos no país. “O Enem costuma refletir as discussões mais urgentes da sociedade e é isso que procura trabalhar com os alunos”, disse a professora.
Cristiane afirma que o “acerto” foi resultado da leitura constante e do incentivo à análise crítica dos temas contemporâneos, não de uma tentativa de adivinhar o exame.
A estudante Marcella Sousa Santos, de 18 anos, do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, em Vitória da Conquista, também se surpreendeu ao se comparar na prova com um assunto que já havia explorado. Integrante da Agência de Notícias Heleusa360, ela apresentou uma redação sobre etarismo ao coordenador do projeto e sugeriu a gravação de um vídeo para o quadro Fora da Lousa como forma de ajudar outros jovens a estudarem sobre o assunto. "Quando vi o tema, senti um problema enorme. Tudo o que escrevi já estava na minha cabeça, com descobertas. Foi uma confirmação de que observar o mundo ao redor faz diferença", contou.
Elisabeth Guerra – Ascom/SEC

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