EXPOSAJ 2025

EXPOSAJ 2025

Conectar Cultural premia cinco projetos que valorizam a tradição e a cultura de Santo Antônio de Jesus e outras cidades do Recôncavo




As tradições e a cultura do Recôncavo Baiano vão ganhar ainda mais destaque no próximo sábado, dia 13 de setembro, durante a Cerimônia de Premiação do Conectar Cultural. Na ocasião, serão anunciados os cinco projetos selecionados na chamada pública inédita, cada um recebendo R$ 100 mil para fortalecer a preservação de saberes, práticas e identidades culturais da região. O evento, que acontece a partir das 16h no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, em Salvador, promete marcar um novo capítulo na valorização e reconhecimento do patrimônio cultural baiano.

Mais do que uma premiação, a cerimônia será um ato de celebração e reconhecimento aos mestres, coletivos e grupos que transformam a memória e a expressão cultural em movimento vivo. A iniciativa valoriza e reconhece financeiramente os saberes e fazeres do Recôncavo, uma das regiões mais ricas e emblemáticas do Brasil, garantindo que continuem inspirando o presente e o futuro. A premiação reforça também a continuidade na preservação dessas manifestações, reafirmando o Recôncavo como um berço pulsante da identidade afro-brasileira.

O Conectar Cultural registrou 105 inscrições, refletindo a vitalidade e a pluralidade dos saberes do Recôncavo Baiano. Cada proposta foi cuidadosamente avaliada, considerando sua importância cultural, a trajetória dos grupos e a viabilidade das ações previstas. Entre tantas iniciativas inspiradoras, cinco serão contempladas com R$ 100 mil cada, celebrando não apenas os vencedores, mas também a riqueza e o poder transformador desses fazeres tradicionais.

Além da premiação em dinheiro, os projetos selecionados terão suas iniciativas acompanhadas em sua execução e seus saberes e fazeres registrados em uma publicação física e digital, trilíngue, destinada a se tornar referência acadêmica. O catálogo, de caráter multimídia, contará com QR codes que levam a vídeos e outros conteúdos complementares, ampliando a apresentação de cada iniciativa. A publicação reforça a relevância da cultura do Recôncavo Baiano, e os projetos premiados terão acompanhamento por seis meses, fortalecendo cada proposta de dentro para fora.

Escuta e mobilização

A premiação do Conectar Cultural é o resultado de uma verdadeira jornada de mobilização pelo Recôncavo. Entre maio e junho, foram realizados encontros com duração de dois dias em seis cidades – Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Saubara, Maragogipe e São Francisco do Conde – reunindo cerca de 250 participantes. O objetivo foi ampliar a adesão dos grupos culturais e auxiliá-los no cumprimento dos pré-requisitos do chamamento.

Mais do que orientações técnicas sobre elaboração de projetos, os encontros foram marcados pelo acolhimento, escuta ativa e linguagem acessível, garantindo um processo inclusivo e transparente. Dessa forma, o Conectar Cultural consolidou-se no Recôncavo como um movimento coletivo de visibilidade, orientação e valorização, oferecendo aos fazedores de cultura não apenas um espaço de troca de saberes, mas também a oportunidade de reconhecer seu pertencimento à história cultural da região e reafirmar seu valor transformador.


Nenhum comentário

Últimas

Conectar Cultural premia cinco projetos que valorizam a tradição e a cultura de Santo Antônio de Jesus e outras cidades do Recôncavo

As tradições e a cultura do Recôncavo Baiano vão ganhar ainda mais destaque no próximo sábado, dia 13 de setembro, durante a Cerimônia de Pr...

Tecnologia do Blogger.