EXPOSAJ 2025

EXPOSAJ 2025

Ito de Bêga, André Eloy e Thiancle Araújo edefendem regulamentação da queima de espadas durante intercâmbio cultural em Estância

O ex-prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga, o vereador André Eloy, de Cruz das Almas e o ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo participaram no sábado (12), em Estância, Sergipe, do intercâmbio cultural “Missão Espada Viva”.

Em Estância, a tradicional queima e o fabrico são legalizados e ocorrem em áreas delimitadas, com exigência do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), presença de equipes de saúde e fiscalização municipal. O modelo, além de reduzir riscos, impulsiona o turismo junino e reforça a identidade cultural da cidade.

Thiancle Araújo destacou que o artigo 215 da Constituição Federal já garante a proteção às manifestações culturais popularesco.

“Diferentemente da vaquejada, que precisou de emenda constitucional, a guerra de espadas tem respaldo jurídico. Falta regulamentar com diálogo, segurança e bom senso.”

Além de Cruz das Almas, Castro Alves e Conceição do Almeida, também enviaram representantes as cidades de Salvador, Senhor do Bonfim, Maragogipe, Governador Mangabeira, Sapeaçu, São Felipe e Cipó. O evento foi organizado pela Prefeitura de Estância, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação.

Para André Eloy, a regulamentação beneficia tanto quem participa da tradição quanto quem não a aprecia:

“Quando há regra, há respeito. O direito de um não pode anular a cultura do outro. A regulamentação irá beneficiar também aqueles que não gostam das espadas, por meio da definição legal de dias, horários e locais específicos para a queima.”

A comitiva baiana conheceu de perto essa estrutura. “Foi importante ver como Estância mantém viva a tradição com segurança. Cultura popular precisa ser respeitada e valorizada”, afirmou Ito de Bêga após a visita técnica.




Nenhum comentário

Últimas

Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025

  As 4.811.338 inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 são, em sua maior parte, de candidatos do Nordeste. N...

Tecnologia do Blogger.