EXPOSAJ 2025

EXPOSAJ 2025

Policiais Penais da Bahia iniciam treinamentos com a Força Penal Nacional

 A qualificação busca aprimorar as escoltas de alta complexidade e reforçar a Doutrina Técnica da Polícia Penal baianas


A Força Penal Nacional (FPN), coordenada pela Polícia Penal Federal, iniciou nesta quarta-feira (11), uma série de treinamentos no estado da Bahia voltados à padronização e ao aperfeiçoamento das escoltas de pessoas privadas de liberdade. Participaram do treinamento policiais penais ordinários e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop).

A ação educacional tem como objetivo aprimorar os procedimentos operacionais relacionados às escoltas judiciais, hospitalares e interestaduais que são atividades que envolvem elevado grau de risco e complexidade. 

A qualificação visa também proporcionar atualização técnica e aperfeiçoamento contínuo dos policiais penais baianos que atuam direta ou indiretamente nessas operações, promovendo a uniformização de técnicas, a consolidação de boas práticas e o fortalecimento da Doutrina Técnica da Polícia Penal.

Outro fator relevante é a ampliação da capacidade de resposta diante de situações críticas, como tentativas de resgate, evasão ou ataques a comboios, que exigem do efetivo um alto nível de preparo técnico, tático e psicológico. A capacitação contínua, nesse contexto, configura-se como uma medida preventiva e estratégica para a redução de riscos e para o cumprimento eficiente das atribuições legais da força de segurança. 

A ação educacional integra o conjunto de atividades de apoio da SENAPPEN à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), no âmbito do convênio de cooperação firmado entre as instituições.

Sobre a FPN na Bahia

A Força Penal Nacional foi instituída no âmbito da pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é composta por policiais penais federais e policiais penais do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará, Paraíba, Amapá, Roraima e Bahia.

A medida, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no dia 28 de maio, prevê atuação episódica e planejada da Força Penal Nacional por um período de 30 dias, com foco em apoio à gestão prisional, treinamento e capacitação das equipes locais.









Fotos Hildazio Santana - Nucom/Seap-BA

Nenhum comentário

Últimas

Santo Antônio de Jesus foi eleita, mais uma vez, Melhor Destino da Bahia no São João 2025

Cidade foi reconhecida pelo sucesso da festa, que teve mais de 98% de aprovação do público A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, conhecida...

Tecnologia do Blogger.