EXPOSAJ 2025

EXPOSAJ 2025

Estudantes baianas criam óleo natural para aliviar sintomas da ansiedade


O Brasil é o país com mais casos de transtornos de ansiedade no mundo, com cerca de 18 milhões de pessoas afetadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao identificar a dimensão do problema, as estudantes Emília Vieira Araújo e Tainara Rocha de Oliveira, do Colégio de Tempo Integral Antônio Batista, em Candiba, desenvolveram, sob orientação da professora Marciele de Oliveira, um óleo corporal à base de capim-santo, com efeito calmante que ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade.

A orientadora Marciele revela que a ideia surgiu na aula de iniciação científica. “Essa disciplina propõe ao aluno a elaboração de um projeto. Foi aí que surgiu o interesse em fazer o trabalho, e que fosse algo para sanar algum problema enfrentado na sociedade e no nosso cotidiano. Pesquisamos e identificamos que a ansiedade era um problema atual, e muito perto dos estudantes. Também através da pesquisa surgiu a ideia de um óleo corporal que fosse de baixo custo e acessível”.

A planta capim-santo foi escolhida após a equipe identificar propriedades que contribuem para o relaxamento do corpo. “Optamos pelo capim-santo por ser uma erva medicinal bastante utilizada em chás e de fácil acesso. Além disso, nossa pesquisa mostra que seus componentes, como o citral, promovem relaxamento e sensação de calma. O aroma da planta ajuda a diminuir sintomas como aceleração dos batimentos cardíacos e agitação. A receita tem na sua composição o extrato de capim-santo e óleo de coco, sendo, portanto, 100% natural” explica Marciele.

O projeto, que conta com o apoio da Secretaria da Educação (SEC), passou por uma fase de testes e será aprimorado. “O óleo foi distribuído para pessoas que relataram sofrer de ansiedade. Elas utilizaram o produto por um período de 15 a 20 dias. Com o uso, os voluntários confirmaram que o óleo proporcionou bem-estar, alívio dos sintomas da ansiedade e melhora na qualidade do sono”, ressalta.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros.






*Foto Divulgação

 



 

Nenhum comentário

Últimas

Santo Antônio de Jesus foi eleita, mais uma vez, Melhor Destino da Bahia no São João 2025

Cidade foi reconhecida pelo sucesso da festa, que teve mais de 98% de aprovação do público A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, conhecida...

Tecnologia do Blogger.